22/05/2014

Vai ter festa na escola! {Inspire-se!}



Tô que tô essa semana, né? Aproveito que Maria tá no colégio, José num cochilo e venho pra cá, rs!

Bom, como prometi, hoje vamos falar sobre festinhas na escola.
Como contei por aqui, esse ano pretendo fazer uma festa pra Maria na sala de aula.
E como ansiosa que sou, fiquei pensando em como eu iria realizar essa proeza. 
Geralmente as escolas permitem que o "micro" evento aconteça na hora do intervalo (ou na hora do lanche, como chamávamos na minha época, rs!), então é tudo muito corrido, é preciso uma decoração rápida, um lanche prontinho, tudo em clima de praticidade.
Sai catando então umas dicas pra mim e achei legal dividir com vocês.
Dá sim pra fazer uma festinha fofura, delícia e rápida, vê só:

É só pedir licença a "tia"e usar o birô dela, rs! Vejam que é importante ter poucos elementos, pra que obviamente a montagem seja rápida. 
Na de Maria por exemplo, pensei em cachepôs com uma bexiga e a família da Peppa em volta do bolo.



Já na mesa dos pequenos, você já pode organizar tudinho, o que vai pra cada criança. E eu amei esse contraste entre as cores, lindo, né?
Não sei se dá pra perceber, mais além do vasinho com flores, tem um copinho com giz de cera e do lado das bandejas, papéis para colorir. Achei bem legal!
Por falar nisso, as lembrancinhas podem entrar nesse clima pedagógico, né? Você pode personalizar caixinhas com giz de cera, massinha de modelar, jogo da memória ou quebra-cabeça, que tal?



E por falar em coes... olha que linda essa combinação! Dá pra usar tanto pra menino quanto pra menina, um combo fofura essa tonalidade, né não?


Como eu falei, a ideia de uma festa na escola tem que envolver praticidade, então, essa dica de levar o lanche em marmitinhas individuais é massa. Você faz o cálculo de quantas crianças e professoras vão ter (e isso é fácil de saber, né?), contabiliza os doces e os salgados e pronto. Depois do parabéns, cada um já tá lá com seu lanchinho pronto pra ser devorado.


E essa ideia da marmita é legal por isso também, se a criança não comer tudo, fecha e leva pra casa. 

É legal você saber quanto de comida precisa ir em cada marmitex dessa. Clicando aqui você vai ter acesso a uma calculadora para festas :)


Em vez da marmita você pode investir nessas maletinhas também, depois podem servir de porta-treco.


Achei o máximo essa ideia ai. A maletinha que já ia como lembrancinha, virou centro de mesa também. E pra quem quer otimizar espaço e ser rápido no gatilho, essa dica é ideal.

Na de Maria eu pretendo levar um bolo, os personagens da Peppa (se esse for o tema até lá, rs!) para colocar ao lado. Dois cachepôs com bolas para por do lado.
Na mesinha das crianças, vou colocar a marmitinha no lugar de cada um e ao lado a lembrancinha, que tô pensando em esquematizar como essa ai da foto acima, com uma bexiga presa, pra dar mais ainda cara de festa a sala de aula.

Sobre o cardápio, vou levar um bolo, três tipos de doces e 4 tipos de salgados. Vai ter refrigerante sim, mas é legal levar sucos, afinal de contas nem toda criança pode tomar ou gosta de refrigerantes.

Na sacolinha vou incluir o jogo da memória da Peppa e algo mais (ainda tô pensando), alguns bombons e pipoca.

Pronto, festa feita!

E ai, já fizeram alguma festa na escola, me conta!






21/05/2014

"Terrible twos" - A adolescência de Maria.


Essa semana encaramos uma das fases difíceis de Maria.
É bem verdade que com a chegada de José, as coisas por aqui dera uma "desandada". A manha ganhou mais frequência. E sempre tem alguém querendo justificar os erros de Maria Cecília com "sono" ou "ciúme". Mas, até então era possível controlar a situação, aplicar o castigo e conversar. Claro que tinha uma certa resistência, um pedido de desculpas pra fugir do castigo e todas as artimanhas de Maria.
Mas nessa semana as coisas fugiram do controle. Era como se Maria quisesse ditar as regras. Qualquer frustração era fatal! E foi...

Antes de tudo, preciso contextualizar sobre o "Terrible twos", no nosso bom português "terríveis dois anos", também conhecido por muitos especialistas como "adolescência do bebê".
Eu já tinha lido sobre, mas nunca achei que gastaria uma tarde toda lendo sobre o tema, como uma saída pra tentar retomar as rédias da nossa situação.
Claro que vão ter mães que vão julgar isso como "frescura". Vão citar exemplos "meu filho nunca fez isso!" ou pior, alertar que falta uma "pisa". 
Descarte todos esses pitacos. Assim como nós adultos, crianças se frustram, ficam bravas, tristes... existe um emocional sendo construído por traz dessas ferinhas.
O principal ingrediente para lidar com essa crise dos dois anos é a paciência.

Então, vamos as considerações:

O que é o "Terrible twos"?

Prepara-se! Nessa fase serão comuns  gritos. Onde está a criança calminha? 
A adolescência do seu bebê chegou, é hora de apertar o botão paciência e gasta-lo todinho.

Essa fase é marcada por frustrações. A criança começa a experimentar o sentimento de frustração e obviamente não gosta.
Os terríveis dois anos começam a valer quando a criança completa mais ou menos um ano e meio e perduram até o terceiro ano de vida.
Vale salientar que essa crise vem de várias maneiras, algumas crianças a apresentam de forma mais branda, outras não...
É normal que na adolescência do bebê ele se recuse a obedecer os pais. Atos simples como mudar uma roupa, guardar um brinquedo ou ir a determinado lugar, viram uma guerra. 
Chega a hora em que ele acha que pode optar, ter suas próprias decisões, está se formando ali um individuo, é a hora que eles começar a criar pequenas independências.
A criança enfrenta então o maior conflito, não obedecer e lidar com a emoção de magoar os pais. 
E por mais que não pareça, a criança sente muito ao ver o pai ou a mãe magoados.
O desgaste emocional vem para o bebê e para os pais. Vale lembrar sempre quem é o adulto, e ai é controlar (ou tentar) a situação.


Como lidar? 

Os principais ingredientes são paciência e amor.

A criança já está passando por um descontrole emocional, então controlar suas ações será extremamente necessário.
Evite gritar!
Conversar também é vital. De preferência abaixe-se, tente ficar da mesma estatura, olhar fixamente nos olhos e manter a voz firme. Explique a criança o quanto aquilo deixou vocês triste e que caso aquela birra venha a se repetir será aplicado um castigo, para que ela possa repensar suas atitudes.
Por mais complexo que pareça ser, acredite, a criança entenderá.
Obviamente, caso a teimosia der o ar de sua graça novamente, será necessário aplicar o castigo, assim a criança começará a entender quem tem o controle da situação.
Não bata! Tentar reverter um quadro de agressão com mais agressão, não é nada eficaz.
O diálogo sempre será a maior arma contra tudo.

Se ele se jogar no chão? Espere que se levante! Não se renda as chantagens. Oriente! Explique que só conversará quando ele se acalmar, parar de chorar e se levantar.

Essa fase de construção emocional da criança é bem complicada. Os pais então vem com o papel de ir ajudando nessa empreitada. Mostrar o que é certo e errado, explicando os sentimentos, que compreende a frustração do bebê, mas que ele não precisa bater, xingar ou chorar para externa-las.

Lembre-se, esse comportamento é uma fase natural da criança, faz parte do seu desenvolvimento, do seu equilíbrio, é orgânico.


Vivendo os terríveis dois anos!

Resolvemos ir buscar Maria, nós três, eu, Marcelo e José.
A muito tempo venho sendo cobrada por ela, sempre questionando quando posso ir busca-la, mas o tempo chuvoso e José me prendem em casa. E nesse dia tudo conspirava a favor.
A primeira impressão ela adorou quando nos viu. Mostramos as tias do colégio o tão falado irmãozinho de Maria e ela ficou do lado para apresentar. Tudo certo.
Na saída passamos no mercado, onde ainda fomos convencidos por Cecília a comprar um salgadinho. 
Como não moramos longe do colégio, fomos andando. O combinado é que Maria só iria para o braço quando fossemos subir as escadas, vale lembrar do seu peso e que moramos no terceiro andar.
Assim que chegamos embaixo do prédio, ela começou a resmungar cansaço. 
Como Marcelo estava abarrotado pela bolsa, lancheira, pasta e sacolas, disse a ela que a carregaria somente na escada. Deu-se o drama!
Aos gritos (estridentes) Maria começou a indagar que queria braço, não sendo atendida de imediato, começou a gritar cada vez mais alto. Maria é urgente demais!
Diante da situação Marcelo disse que se ela não parasse ele iria tomar o salgadinho. Ela não parou...
Com o salgadinho nas mãos, pra amenizar o escândalo, Marcelo tomou elas nos braços. 
Ai começou a luta!
Ela já não sabia pelo o que estava gritando, se era pelo cansaço ou pelo salgadinho.
A situação era frustrante pra ela e pra todos nós.
O ápice foi ela tentar bater em Marcelo, ou aperta-lo num ataque de fúria. Eu nunca vi Maria assim.
Quando chegamos em casa, a ordem dada era que ela fosse para o quarto, deita-se na cama e pensasse sobre o que tinha feito. Geralmente ela nos atendia, mas naquele dia não.
Foi ai então que eu decidi entrar na conversa. Fui para o quarto dela determinada a não deixa-la descer da cama, antes de abrir a porta respirei o mais fundo que eu podia, eu precisava de paz interior, precisava controlar o meu emocional para lidar com a instabilidade do dela.
Ficamos "duelando" uns 20 minutos, entre gritos histéricos de Maria e pedidos de desculpas, tentativas de mordida e muito choro.
Ela me abraçava pedindo desculpas e eu via que ela estava tão triste quanto eu. Mas quando eu dizia que só a desculparia quando ela me falasse o que tinha feito, ela voltava a gritar e a espernear.
Foi ai que eu abracei ela. Abracei bem forte, disse que eu tava ali, que eu era amiga dela, que aquilo me magoava, deixava o pai dela triste. Que nós fomos pegar ela na escola cheios de amor, e que ela não estava retribuindo da melhor forma e por isso estava de castigo. E tonei a perguntar se ela sabia o motivo de estar de castigo. Ai ela respondeu: - Eu teimei mamãe!
Me abraçou, beijou, pediu novamente desculpas e deitou. Findou dormindo. Mas ficou lá!
Assim que a acordou, me chamou pra pedir desculpas de novo e fez o mesmo com Marcelo.
Eu me senti ganhando uma batalha, rs.

Claro que ainda rola uma birra vez ou outra. E que dá vontade de ter a super Nanny de vez em quando, rs.
Mas faz parte do ciclo de desenvolvimento. O mais interessante é que estamos evoluindo juntos.
E enquanto isso não passa, temos que contornar o nosso próprio desequilíbrio emocional, passar segurança pra ela e fazer com que ela entenda que nem tudo na vida é como a gente quer, que se frustrar faz parte de crescimento, que é preciso calma, saber esperar e aceitar não quando eles forem nos dito. E eu sei que com amor nós vamos conseguir passar por essa fase. E amor nunca esteve em falta para Maria. Nunca!

E sabe o que eu pensei agora? Que eu ainda vou enfrentar outro adolescente de dois anos logo mais... José! Aperta os cintos e vamos nessa! 

E vocês? Já passaram por essa fase ou estão passando? Me conta ai!





19/05/2014

Inspirações de decoração para festa simples e em casa.


Toda a vez que me pego arrumando a bagunça da festa que passou, repito pra mim mesmo: "ano que vem não tem festa, só um bolinho!". Marcelo sempre olha pra mim com um sorriso de canto, ele sabe que eu tô mentindo e pior, eu também sei.

Aniversários me consomem psicologicamente e financeiramente, rs!
Eu sempre quis que as festinhas de Maria tivessem toques meus. Gosto de cuidar de alguns docinhos e principalmente da decoração.
No primeiro ano dela o tema não podia ser diferente, a hipnotizadora "Galinha pintadinha" 



Na primeira festinha, fiz os cakepops e todos os outros docinhos. Só encomendei os salgados. 
A decoração foi quase toda feita por mim. Ou seja, na hora da festa eu já estava um caco, mas fiquei feliz com o resultado.

No segundo ano de Maria eu escolhi um tema mais livre, não tinha um personagem em sim, escolhi passarinhos pra enfeitar a festa, tudo em amarelo, laranja e branco. Que findou combinando com o um vestido lindo que ela tinha ganho da marca Maboo



Na segunda festa, não gastei nem a metade do que tinha gasto na outra. Investi mais nas artes em papel. Tudo personalizadinho e pronto. Gostei muito mais do resultado dessa do que da primeira.

Esse ano já me peguei pensando no aniversário de Maria, e olhe que ele só é em outubro, viu? 
Verdade que estamos ainda oscilando nos temas, Maria anda caindo de paixão pela Peppa, Tasha e a Mônica. Como ainda temos um tempo pra decidir sobre isso, nada de pressões. (por enquanto, rs!)

Também repensei sobre o formato da festa. Decidi que vou fazer um bolinho em casa (juuuuro!) e outro no colégio. Lá Maria tem os amiguinhos dela, as tias queridas, tenho certeza que ela vai adorar. Mas, como temos uma família que é só carinhos com Maria, não seria justo não cantarmos parabéns juntos, né? Então, vamos armar uma micro festinha, na sala da casa da vovó, só pra "não passar em branco". 
Dessa vez nada de alugueis de mesa ou lista exorbitante de convidados, vai ser tudo em casa e de casa, rs.

Bom, como a promessa do ano é não gastar muito e ter uma festinha simples mas linda, sai catando várias inspirações e vou compartilhar com vocês.

Adorei esse bolo. Um chantili, uns palitinhos, umas fitinhas e confeitos pra decorar, fim. 
Uma fofura, né não?
E dá sim pra fazer em casa. 


Adorei essa ideia! É só fazer o brigadeiro, enrolar direitinho, passar no confeito e colocar na colher.
Uma boa opção pra trocar os brigadeiros de copinhos e as caixinhas simples de festa. <3

Eu ainda cheguei a ir a festinhas com copinhos de papel (tô velha?). Gostinho de infância.
E o combo do amor, copos e canudos de papel.
É só escolher de acordo com o tema da festa, vai ficar uma fofura, certeza!

Só eu que acho que não pode faltar mini hot-dog em festa? Eu amo!
Achei a ideia dos palitinhos com toppers um arraso!

Tá ai uma ideia saudável e criativa pra servir de lanche.
Amarra um tecidinho na casca da banana e faz a carinha, duvido a criançada não achar atrativo.

Como dica de cardápio, dá pra fazer aquela saladinha de frutas (delícia!) e servir nos copinhos de papel, ein?

Essa ideia eu já pratiquei!
Além de sair mais barato, acho bem legal
E esses pregadores com post-it na ponta deu todo um charme.
Pode até rolar um recadinho de agradecimento pregadinho no saquinho de guloseimas, n
é?

Vê que coisa linda!
Achei até uma receita no site da capricho de como fazer esse bolo ó clica aqui pra ver
Você também pode optar por uma cor só.
Acho que Maria ia adorar um bolo toooodo cor de rosa <3

Simples e massa!
É só colocar dentro das bolas confetes coloridinhos (ou da cor que você curtir), encher a bexiga e pronto. Só amor!

Qual é a mãe que não conhece a PEPPA?
Aqui ela e sua família fazem o maior sucesso.
Achei esse Naked Cake (outro sucesso) com esse Topper fácil e fofo com a Peppa e a galera toda.
Dá pra fazer esse fácil fácil, ein?

Potinhos de vidro, um retalho de tecido e pronto, charme na certa!
Dá pra colocar os canudos, os talheres, os guardanapos...
MASSA!

Também já pratiquei essa ideia.

Olha outra dica de comidinha delícia!
Biscoito Maisena recheadinho por você.
Eu já sonhei com Nutella, rs! Mas pode ser brigadeiros, doce de leite... o que você ou o filhote amar.
Amarra com uma fitinha, coloca na bandeja e eu duvido sobrar um!


E por último, decorar a parede com bandeirinhas de tecido.
O ápice da fofura, né não?




E ai? Curtiram? Cês tem umas dicas massas pra me passar? Deixa ai no comentário ou me manda um e-mail, eu vou adorar!

Vou trazer pra vocês depois dicas de festa na escola, umas ideias massas que eu ando vendo por esse mundo criativo, rs.


Fico por aqui, um beijo em vocês!


12/05/2014

2 meses. {José}


Mais um dia 10. Chegamos ao segundo mês de vida do nosso José.
Quanta evolução!
Numa comparação entre entre Zé e Cecília, eu diria que ele é mais "esperto" do que ela. Apesar dela ter sido uma bebê sempre inteligente, acho ele mais participativo. 
Se começamos a falar com ele, logo temos uma resposta, na língua dos bebês, óbvio. Ele é um tagarelinha!
Ele é capaz de interagir com os brinquedos, adora os sons que os brinquedos musicais fazem.
Nos segue com os olhos, vai acompanhando, as vezes não tão depressa. Segue a voz e nos acha, é lindo!

Dia desses, quando Maria ainda subia as escadas, gritando por ele, José começou a rir. Ria mesmo. 
Quando Maria abriu a porta, chamando pelo pretinho dela e enchendo ele de beijos, o nosso gordinho caiu na gargalhada. Parecia que a alegria dele tinha chegado, a Maria barulhenta que sempre traz um montão de beijocas e fala com ele imitando a minha voz boba.
Claro que ela também briga. Acho que de tanto me ver ser mãe, ela se acha um pouco mãe dele.
Quando ele chora, ela pede calma dizendo: "Já vou meu amor, já tô indo!". Como se ela fosse capaz de resolver o problema, mesmo que seja só tentando colocar a chupeta, rs!

O segundo mês de José foi marcado por muita tosse, infelizmente.
Fomos apresentando a desagradável "bronquiolite". O nebulizador virou nosso melhor amigo, usamos ele quase todos os dias. Maria já apelidou de "fumacinha" que faz parar de tossir.
Estamos por sinal enfrentando uma crise de bronquiolite, minha prateleira tá carregada de xarope, remédio para secreção, soro, broncodilatador e por ai vai... 
Maria foi sempre uma bebê muito saudável, sua primeira gripe foi no sexto mês de vida e foi só uma gripe bobinha. Zé desde o primeiro mês sofre com isso, já paramos duas vezes em emergências e tudo mais.
Isso tira o nosso sono e o dele. Posso dizer que essas últimas duas semanas foram mega cansativa, de 3 em 3 horas meu despertador tocava pra algum remédio ou para nebulizar. 

Mesmo com todo esse perrengue, o nosso pequeno é um amor. José adora rir. Se embola nas gargalhadas.
Quando acorda de manhã é sempre de bom humor, dá sempre uma risadinha pra me acalmar e começar o dia bem.
Também vem engordando e crescendo muito, no último dia que fomos a emergência ele já pesava 5.700kg.
Amanhã temos consulta com o pediatra e vamos pesar e medir novamente.

Ele ainda continua só mamando. Um bezerrinho! 
Maria sempre mamou mais tempo do que ele, e mamava calma, brincando com os pés.
Zé vai com muita sede a o pote, mama numa gulodice que vez ou outra se engasga, parece que passa fome, rs! 

Tirando os "cof cofs", José Luiz vem crescendo lindo!
Eu sempre comento com Marcelo como sou apaixonada pelo meu menino. Sou encantada com cada parte do corpo dele. Me pego várias vezes admirando os dedinhos, a orelha, a boca... namoro cada pedacinho, pensando como eu consegui fazer toda aquela perfeição. Corujice mesmo!

Meu único pedido para esse mês que se inicia, é mais saúde pro meu amor. Só e somente!

E vamos dar continuidade a mais um mês de amor. Em vocês, um beijo!



10/05/2014

Eles nasceram e eu renasci. {Sobre o dia das mães}




Mesmo quando eu canso
Mesmo quando não durmo
Mesmo quando tenho o banho interrompido
Ou a comida esfria
Mesmo quando acordo cedo demais
Quando não consigo arrumar o cabelo
Ou não consigo ver meu filme predileto
Mesmo quando eu coloco no castigo
Ou nego a birra
Quando sou brava
Ou até mesmo quando eu choro
E quando eu preciso de colo
...
Fiz por vocês. Eu amo vocês. Eu amo loucamente vocês dois.

Quando cada um de vocês nasceu, renascia um nova eu. Uma mãe.
Eu tenho cheirinho de mãe, faro de mãe, gosto de mãe e o melhor colo do mundo. Graças a vocês!
Canto músicas ou falo com voz boba, por vocês.
Em cada pedacinho de vocês consigo me ver, vocês são reflexo do meu amor. Meus reflexos.
Graças a você eu tento ser melhor todo dia. Todo dia, mesmo que eu falhe, eu tentei ser melhor.
Adoro o cheiro de vocês. Que delícia o cheiro do pescoço suadinho ou do bafinho de leite. 
Aconchego eu encontro em cada abraço ou procura de carinho nos meus braços.
Sou sempre mais feliz com vocês, pedacinhos de mim.

Minha Maria. Meu José. Meus filhos. Minha vida.
Vocês fazem com que cada segundo domingo de Maio tenha gosto de ansiedade. Como eu espero por esse dia. Meu lado materno se engrandece, é como se eu sentisse a energia renovada. 
A música de Roberto Carlos ganha outro sentido. A flor de crepom vira o melhor presente do mundo. A cartinha com garranchos ou o beijinho da manhã... que coisa boa é esse dia.
E graças a vocês eu vivo isso, pela primeira vez em dose dupla. Amor elevado ao quadrado!

Obrigada por escolherem meu ventre como morada. Meu coração é de vocês e a minha alma faz parte das suas. Vocês são o que transbordou de mim, a parte mais importante e pura que eu tenho. As coisas mais lindas que eu fiz na vida.
Vocês me encorajam todos os dias. Eu tenho fome de vida por vocês. Me desculpem por esse mundo louco, mas prometo ser a fortaleza e guia-los pro bem.
Se vocês estiverem felizes, me fazem feliz. Vocês são meu sorriso. Meu amor.

Feliz dia das mães pra mim e pra todas as mamães. Um viva a todas nós! 

"Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você"
 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7